sexta-feira, 20 de maio de 2016

Eu quero mais é um viveiro aberto!

Eu quero mais é um viveiro aberto!

por
Patricia Almeida





Por esses dias deparei-me com uma cena que me fez lembrar de uma história que ouvi a pouco tempo e que me fizera refletir sobre o conceito de liberdade.
Eticamente falando, desde que não prejudique ninguém, a liberdade é o direito de estar livre. Na etimologia grega, a palavra eleutheria significava liberdade de movimento, ou seja, uma possibilidade do corpo.
Num conceito mais filosófico a liberdade está associada a autonomia e a espontanei...dade. Para Descartes por exemplo, a ideia de liberdade era motivada pela decisão do próprio indivíduo. Kant também afirma essa ideia, ao dizer que a liberdade é o livre arbítrio. E por que não falar de Sartre, que entende a liberdade como condição de vida do ser humano.
Historicamente falando, a liberdade pode consistir na personificação de ideologias liberais, tais como os valores defendidos em 1793 pela Revolução Francesa, cujo o lema era " Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Destaca-se que essa revolução impactou fortemente a sociedade e a política contemporânea. Porém não há nada melhor que visualizar a ideia de liberdade a partir da interioridade humana. Nesse contexto, temos a literatura bíblica que expressa a condição de liberdade a uma íntima entrega espiritual " Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João (8:36).
Mas deixando de lado toda teoria, nos voltemos para a cena que deparei-me por esses dias.
Vi no jardim de casa uma vasilha com água, migalhas de flocos de milho e alguns pássaros indo e vindo livremente, pousando para o banquete, destinado ao público alvo. Mais uma das artimanhas típicas do meu pai. Imediatamente lembrei que há alguns dias um amigo me falara que tinha em sua residência um viveiro de pássaros, porém esse viveiro não tinha grades que impedissem o livre transito dos pássaros e que todas as pessoas que frequentavam sua casa não entendiam o por que do viveiro ser aberto. Eu obviamente entendi o motivo, mas de forma despretenciosa perguntei o porquê. Ele deu-me a resposta que eu já esperava. Queria que os pássaros só estivessem ali quando quisessem de verdade, pois a pior coisa que existe é ficar sem querer estar.
O fato me chamou atenção e conversamos sobre esse assunto por vários minutos e na oportunidade fizemos várias reflexões.
Chegamos a conclusão de que a melhor coisa que pode existir na vida é a liberdade. Liberdade de ser, de viver, de ir e de ficar. É de fato incrível estar por querer ficar e partir quando não se quer ficar, assim quando partirmos se saberá que é por que não queríamos ficar, mas quando ficarmos, ahhh quando ficarmos, se saberá que o lugar que escolhemos é o melhor do mundo para nós.
A triste realidade é que chega o dia em que por vezes, nos deparamos numa gaiola emoldurada por grades. Grades estas que nos impede de sentir o suave sabor de uma liberdade plena, vivida com ética, cidadania e felicidade. Há quem prefira as gaiolas, mas eu...
Eu quero mais é um viveiro aberto!



Um comentário:

  1. Excelente, Patricia... penso da mesma forma.
    Liberdade é o maior presente!

    ResponderExcluir